Sobre o Projeto

O Projeto Imagens Faladas é uma oficina de fotografia. Pretende formar jovens fotógrafos com o objetivo de buscar a memória de antigos moradores do Bairro Cristal em Porto Alegre. Resgatando técnicas artesanais de fotografia e descobrindo o acesso às recentes tecnologias, propõe formar uma equipe de reportagem e um acervo de fotografias que representem as transformações do bairro nas últimas décadas.


O Projeto “Imagens Faladas” objetiva documentar histórias e o cotidiano da região e da população promovendo integração entre gerações, tecnologias e a cidade. Crianças, adolescentes e “jovens” produzirão imagens fotográficas baseadas em histórias contadas por idosos, antigos moradores do Bairro. Com a intenção de destacar as profundas transformações que a região sofreu em poucas décadas.
A partir da formação desta história oral do bairro, a intenção é identificar os cartões postais que caracterizem o local ou que ilustrem os detalhes das histórias. Serão usadas três técnicas fotográficas com estéticas diferentes, a Pinhole, a fotografia em filme 35mm e a fotografia digital.
A proposta é uma interação estética entre o morador antigo, espécie de historiador e fonte de saber, e o fotógrafo jovem, que construirá um retrato do bairro hoje, mas com referências no passado. Construir a imagem a partir da memória visual e oral do morador e as técnicas fotográficas já desenvolvidas pelos jovens em outras oficinas no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, destacando o contraponto das aparências temporais do P&B com digital. O resultado será um livro com o registro destas histórias e as mais belas e conscientes fotografias do Bairro Cristal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: