Caminhada no Morro Santa Tereza

Neste sábado será a segunda caminhada no Morro Santa Tereza, organizada pelas comunidades locais. O ponto de encontro é na praça da figueira do belvedere em frente as TVs. Às 9h da manhã. É a penúltima parada do ônibus TV, linha 195, que sai da Av. Salgado Filho. Conheça os campos, a mata nativa, a pedreira e deslumbre a vista maravilhosa da cidade e dos estuário. A comunidade estará acompanhando os visitantes e contando as proezas deste movimento que derrubou as intenções do blindado Governo Yeda e é exemplo de organização comunitária.

Guaíba e centro de Porto Alegre visto da praça da figueira, no alto do Morro Santa Tereza.

As imagens que seguem são uma amostra das cenas lá do alto. Estas fotografias fazem parte do acervo dos Fotógrafos Populares do Cristal. Capturadas em filme 35mm, nas câmeras artesanais em caixa de fósforo.
Para esta caminhada, de 3,250m, as pessoas indicam roupas e tênis confortáveis, lanche leve, água e câmera fotográfica.

Outro enquadramento da mesma vista.

Câmera em caixa de fósforo, filme 35mm ISO 100, lacrado com fita isolante preta. Uns 5seg. de exposição. Foto da última caminhada no morro. Se observado com atenção, as pessoas aparecem passando no primeiro plano. O borrão é resultado do longo tempo de exposição.

Caminhada realizada durante a resistência ao PL388. Também registrada pelas caixas de fósforo.

 

Entrada da Fase, na Av. Padre Cacique, desta vez com o movimento dos carros.

 

Guarita do prédio abandonado da antiga Febem. Ruínas esquecidas.

 

Seu José Gabriel é um personagem do Morro, aposentado, é certo encontrá-lo aos sábados pela manhã, cuidando da horta, do jardim, na companhia dos cachorros. Sempre pilxado e pronto para contar as histórias do Morro, desde a década de 60 até os dias de hoje.

 

Cristina Nascimento, moradora da Vila União Santa Tereza, de azul, é fotógrafa do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, entrevistando, ao portão, Seu José Gabriel, de branco.

A linha amarela mostra os limites do terreno da Fase, a linha vermelha mostra o trajeto da caminhada. Se houver previsão de chuva para este dia, fica transferido para o sábado seguinte.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: