Imagens Faladas acompanha moradores da Área da Fase

Foto: Cristina Nascimento

Uma equipe do Quilombo do Sopapo esteve presente hoje na manifestação promovida pelos moradores das Vilas Gaúcha, Figueira, Ecológica, Padre Cacique, Movimento uUnificado da Grande Santa Teresa e Grande Cruzeiro. Uma marcha saiu da Praça Montevideo até a Assembléia Legislativa onde aconteceu a Audiência Pública da Comissão de Serviços Públicos. Tratando da alienação do terreno da Fase, no morro Santa Teresa em Porto Alegre, para futura permuta com empreendimentos imobiliários. Isto significa remover quase 4.000 famílias que vivem ali há mais 70 anos.

Heloisa, moradora da Vila Gaúcha, levou a N.Sra.Aparecida. Foto: Eduardo Seidl

A Cristina, fotógrafa do Imagens Faladas, fotografou toda a mobilização. Foto: Eduardo Seidl

Foto: Cristina Nascimento

Segue o release divulgado pelas comunidades chamando para a manifestação:

——-x—x—x——-

Marcha Pela Manutenção da Moradia das Comunidades da Área da FASE!

Porto Alegre, 10 de março de 2010.

O governo yeda crusis encaminhou o PL 388/09 para AL-RS solicitando autorização para permutar ou alienar a área da FASE (ex-Febem) com o objetivo de levantar fundos para criar a descentralização da FASE.

Contudo, 4 mil famílias residem em parte do terreno da FASE. Essas pessoas sequer são mencionadas no projeto de yeda crusis.

Nesta quinta-feira será realizada Audiência Pública sobre esta negociata que pretende o Governo do Rio Grande do Sul.

Tal  projeto é chamado de pré-sal da yeda, pois serviria para financiar a campanha da governadora, que seria paga pela empresa MAIOJAMA (que pertence ao grupo RBS e futura beneficiária da licitação da área). Coincidentemente, este é o morro onde encontra-se a sede da RBS TV!

Avalia-se em meio bilhão de reais a área.

Assim, convocamos todas/os para unirem-se a Marcha até a AL/RS neste quinta-feira, dia 11 de março. A saída será em frente ao MERCADO PÚBLICO.

——-x—x—x——-

A equipe de fotógrafos estará caminhando pelo Bairro Cristal nos próximos meses escutando as histórias de antigos moradores. Estaremos atentos a esta pauta.

Foto: Leandro Anton
Foto: Eduardo Seidl

Foto: Leandro Anton

Na mesa da Audiência, da esq. para a dir., oPresidente da Comissão de Serviços Públicos Dep. Fabiano Pereira, o proponente da Audiência Dep. Raul Carrion e o Diretor de Cidadania e DDHH da Secretaria estadual de Justiça e Desenvolvimento Social Plínio Zalewski. Foto Eduardoi Seidl

Foto: Leandro Anton

——x—x—x——

No dia 04.03.10, 09h, uma comissão de representantes dos moradores estiveram na Comissão de Serviços Públicos. Ali é que se decidiu sobre a Audiência Pública para se debater o caso. O Leandro Anton estava lá e fotografou a saída do grupo.

Anúncios

2 Respostas to “Imagens Faladas acompanha moradores da Área da Fase”

  1. DANILO SILVA Says:

    ficou muito legal eu gostaria de saber mais sobre a historia das ocupações do morro MUITO OBRIGADO PELA A ATENÇÃO

    • Projeto Imagens Faladas Says:

      Danilo, querendo saber mais tu podes continuar visitando nosso blog e também acompanhar o blog do ponto de cultura Quilombo do Sopapo, que fica no Cristal e atende todas estas comunidades. O blog é http://www.quilombodosopapo.blogspot.com e também nos visitar pessoalmente caso more em porto alegre, nosso endereço é av. Capivari 602, bairro Cristal e nossos telefones são 51-3398-6788 e 51-3398-0602. Atendemos das 14 às 19h de segunda à sexta. Leandro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: